quarta-feira, 30 de abril de 2014

A Marca de uma Lágrima

“(...)
Se esse amor me modifica,
Me transforma, me edifica,
Se ele afeta tanto a mim,
Também te transformará.
A energia desse amor
Afetou-nos para sempre,
E a matéria que hoje somos
Outra matéria será...”

      14 de Fevereiro e 2014. Dia de São Valentim (Valentine’s Day), o dia dos namorados americano. Meu lindo marido me entrega um embrulho com um poema em inglês, ao ler, eu sei que conheço, mas não lembro de onde. Quando abro a embalagem, sorrio, choro e me vem aquela sensação de lembrança boa do passado.
      Ganhei “A Marca de uma Lágrima”!
Livro no Skoob
      Livro de adolescente??? Sim!!!
   Foi o livro que mais me marcou na minha adolescência. Um livro leve, gostoso, com muito romance, poesias e uma pitada de suspense!
      Um livro de Pedro Bandeira, que para mim é um dos melhores autores infanto-juvenis (leiam a série Os Karas), ele é um retrato de uma adolescente típica (pelo menos das adolescentes da minha época).
      Vamos a obra!
      Isabel é uma adolescente e como tal, ela é cheia de inseguranças e complexos (ou síndrome FGC – Feia, gorda e chata). Sua melhor amiga, Rosana, por sua vez, e linda, entretanto não tão inteligente (o que Isabel é e muito).
      Ela reencontra seu primo Cristiano e de repente se vê completamente apaixonada por ele. E ele também se vê completamente encantado, só que por Rosana.
      Rosana também se apaixona por ele, e adivinhem só quem faz de tudo para juntá-los?  A própria Isabel. (Atire a primeira pedra quem nunca se apaixonou pelo mesmo menino que a melhor amiga ou quem nunca bancou o cupido para a amiga ou até as duas coisas!!).

“Ah, tormento que eu não posso confessar...
O que eu escrevo é a verdade, eu não minto,
Eu declaro tudo aquilo que eu sinto,
E é a outra que teus lábios vão beijar...”

      Mas isso não é tudo, Isabel além de apoiar, passa a alimentar o amor dos dois através dos poemas que ela mesma escreve para Cristiano e que passa a escrever para Rosana.

“Sei que quanto mais verdade tem no escrito,
Mais distante eu te ponho dos meus braços,
Pois desenho o paralelo de dois traços
Que na certa vão perder-se no infinito...” 

      No meio de tudo isso, Isabel conhece Fernando e acabam se aproximando depois que encontram o corpo da diretora da escola morta em sua sala.
      E aí, quantos poemas Isabel aguentará escrever? Até quando ela suportará segurar os sentimentos? Será que Cristiano e Rosana descobrirão que seus poemas são escritos pela mesma pessoa? E qual a será a de Fernando? E de quem foi o beijo misterioso no jardim escuro que fez Isabel se apaixonar? E quanto à morte da diretora, será que foi suicídio ou assassinato?

“Há o instante da chegada
E o momento da partida.
Quanta vida eu já vivi?
Quanto resta a ser vivida?”

      O livro é curto, mas delicioso de ler! É uma viagem de volta a adolescência, que deixa um gostinho de saudade quando acaba.
      Espero que inspire muitos outros, assim como me inspirou!
      Enjoy the book!

Dados do livro
Título: A Marca de uma Lágrima
Escritor: Pedro Bandeira
Editora: Moderna
Páginas: 126
Ano: 1ª versão 1985/ revisão 1994

Beth Costa
E-mail: beth.biologa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário